quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O poder é o ópio do povo

Andei pensando e resolvi escrever sobre esse assunto. A onda de acontecimentos desastrosos que aconteceu mês passado (diria eu que o ano inteiro..) teve como principal o homem e a sua prepotência, ignorância e intolerância. No caso do desastre ''ambiental'' em Mariana e dos políticos corruptos, me vem a cabeça uma frase que descreve ,a meu ver, perfeitamente pessoas desumanas como eles ''Não existe bem ou mal. Só existe o poder''. O poder é o lobo do homem, a busca incansável pelo sucesso nos torna desumanos. Se há poder não importa se eu prejudicar milhões de pessoas, afinal apenas o individual importa.
Quanto ao terrorismo, primeiramente, é necessário despir-se de todas as crenças religiosas antes de refletir sobre o assunto. Bem, se considerarmos que a maioria do mulçumanos não irão se explodir e que o Klu Klux Klan também é uma forma de terrorismo, é fácil entender que na verdade pessoas ruins existem, isso é um fato que independe de cor, crença, etnia ou nacionalidade. Há também o fato de que responder violência com violência é uma medida que extermina a paz já que o desejo de vingança fará desses ataques um ciclo sem fim em que os civis não podem fazer nada, a não ser observar e torcer para que tudo acabe.
Tendo escrito isso, me vem à cabeça a tolerância que Voltaire tanto defendeu. E não deixo de imaginar que é exatamente disso que o mundo precisa, tolerância e amor. É necessário mais respeito às outras culturas e crenças. É necessário que se respeite as diferenças, afinal, não são as semelhanças que fazem do mundo um lugar tão único, são as diferenças. Enfim, é necessário que se ame mais e se odeie menos. Apenas assim nos tornaremos realmente humanos de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário